O jornalista norte-americano Seymour Hersh, ou simplesmente Sy, luta por um mundo de justiça e transparência. Acostumado a estar atrás das câmeras, relutou em ser assunto do documentário de Laura Poitras e Mark Obenhaus por quase duas décadas – até que mudou de ideia.
Em Cover-Up, traduzido no Brasil como Seymour Hersh: Em Busca da Verdade, os cineastas dedicam-se a encarar, de modo franco, o impacto do trabalho do jornalista, responsável por cobrir o massacre de My Lai durante a Guerra do Vietnã e também por noticiar a tortura de Abu Ghraib na invasão ao Iraque.
Os crimes, cometidos às escondidas pelos presidentes dos Estados Unidos, são descobertos por meio de informações pequenas que, quando aglutinadas, pintam um retrato do nocivo e violento governo do país. Algo que, tantos anos depois, continua recorrente no noticiário.

Poitras, vencedora do Oscar pelo trabalho em Citizenfour e indicada pelo sublime All the Beauty and the Bloodshed, volta a corrida da Academia ao lado de Mark Obenhaus. A dupla se empenha em reconstituir as épocas de Hersh com imagens de arquivo e inserções dos agentes envolvidos nas ações, de chefes do jornal aos cidadãos comuns que contribuíram para a verdade.
Vencedor do Pulitzer, Hersh encara o documentário com o ceticismo que o colocou na posição que manteve por tantos anos. Ele é áspero, desconfiado e muito devoto aos sentimentos quentes quanto a temas sensíveis. Quando não quer falar, simplesmente se cala, e pula para o próximo assunto. Cover-Up engaja justamente pela sobreposição de mistério e catarse, exercitando o Cinema documental num campo que dobra as regras entre a ficção e o relato cru de corrupção e culpabilidade.
Exibido fora de competição em Veneza (festival que concedeu ao filme anterior de Poitras o prêmio máximo), Cover-Up venceu no National Board of Review e aparece em todas as listas e associações que fomentam a disputa pelo Oscar 2026, num cenário político onde a Academia adora reconhecer e exaltar quem, independente do percurso e dos obstáculos, alcança objetivos com algo a ser dito, ouvido e espalhado.


Deixe um comentário